Spiga

Tomar um copo de leite desnatado (com pouca ou nenhuma gordura) pode ajudar a proteger contra problemas renais associados a doença cardíaca

Tomar um copo de leite desnatado (com pouca ou nenhuma gordura) pode ajudar a proteger contra problemas renais associados a doença cardíaca, segundo estudo publicado na última edição do “American Journal of Clinical Nutrition”.

 

Avaliando o padrão alimentar de mais de 5 mil pessoas com idades entre 45 e 84 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consomem pelo menos uma porção diária de leite ou derivados pobres em gordura têm 37% menor probabilidade de apresentar mau funcionamento renal relacionado a doença cardíaca, comparados com os que não consomem tais produtos.

 

Os resultados apontaram que o consumo desses produtos estava relacionado a uma menor razão albumina/creatina na urina, indicando melhor função renal.

 

Outros estudos sugerem que proteína do leite, vitamina D, magnésio e cálcio podem trazer benefícios para o coração, porém mais estudos são necessários.

 

Fonte: Blog Boa Saúde

Estudo alerta para os perigos de derrames silenciosos

Os derrames silenciosos, que ocorre quando pequenos vasos cerebrais se rompem ou são obstruídos por coágulos sem a pessoa se dar conta imediatamente, são mais comuns do se imagina.

 

Em estudo recente realizado pela Universidade de Boston, nos EUA, 11% das pessoas que pensavam ser saudáveis apresentavam, na verdade, algum dano cerebral por causa de derrames silenciosos.

 

Os autores destacam que essas pessoas correm mais riscos de sofrer outros derrames e de perda acelerada de habilidades mentais. O estudo avaliou mais de 2 mil pessoas com média de idade de 62 anos e que não tinham histórico de derrame ou de seus sintomas.

 

E, segundo os especialistas, “as descobertas reforçam a necessidade de detecção precoce e tratamento de fatores de risco cardiovascular (como pressão alta, diabetes, ritmo cardíaco irregular e hábito de fumar) na meia-idade”.

 

Fonte: Blog Boa Saúde

Descubra se você tem mau hálito

O problema atinge mais 40% da população e, como nosso olfato se acostuma com os odores, há quem não perceba que sofre com o cheiro desagradável

 

O mau hálito (ou halitose) existe na população desde o princípio da humanidade. Tanto em referências históricas, como na literatura (tanto em comédias com em tragédias) existe a menção de personagens que apresentam terrível hálito.

 

Talvez o maior problema de quem tem mau hálito seja descobri-lo. Como o nariz se acostuma com o cheiro, a chamada fadiga olfatória, quem tem mau hálito não o sente, e quem sente (namorado, marido, amigo) nem sempre se fica confortável em abordar o assunto.

 

Segundo Sérgio Salomão Abdala Caruí, especialista no assunto, a dica é ter uma conversa particular com a pessoa que apresenta o problema, pois o mau hálito pode causar uma discriminação social importante que acaba por isolar o indivíduo do convívio social ou então faz com que ele se retraia e tenha até problemas profissionais (vendedores, médicos, professores etc.).

 

Faça um teste

 

Apesar de outro ter papel importante no diagnóstico, uma avaliação pode ser feita pela própria pessoa. Responda sim para cada situação em que sente o mau hálito ou para o hábito que tenha:

 

1- Bebo pouco líquido 2- Sou fumante 3- Fico muitas horas sem me alimentar 4- Tenho intestino preso 5- Respiro pela boca 6- Costumo roncar 7- Tenho diabetes 8- Sinto minha boca seca com freqüência 9- Tenho tártaro 10- Uso aparelho ortodôntico 11- Uso prótese dentária 12- Tenho sangramento gengival quando passo o fio dental ou quando escovo os dentes 13- Tenho uma placa esbranquiçada no fundo da língua 14- Às vezes percebo pequenos flocos ou grãos de odor desagradável de cor amarela ou branca expelidos de minha garganta 15- Tomo bebidas alcóolicas com freqüência (mais de duas vezes por semana) 16- Não falo de perto; ponho a mão na boca ou desvio o rosto 17- Costumo chupar balas para mascar chicletes ou utilizar outro recurso para mascarar o mau hálito 18- Acho que tenho mau hálito, embora nunca alguém tenha confirmado isso

 

Depois passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Cheire o local. Se notar um aroma desagradável e foram assinalados dois ou mais itens é melhor perguntar a uma pessoa de confiança.

 

“Uma boa notícia é que o problema tem solução”, garante Salomão. E ela não está nas balas ou enxaguatórios bucais que só marcaram temporariamente o problema. A solução está em descobrir a causa do mau hálito, que não é uma doença e sim um sintoma.

 

Possíveis causas

 

- Variações fisiológicas e adaptativas do indivíduo - Hora do dia - Hábitos alimentares - Higiene oral - Uso de próteses dentárias - Doenças nos pulmões, esôfago e nas vias aéreas e digestivas superiores - Doenças sistêmicas e psiquiátricas, e mais de 50 outras origens que precisam ser investigadas e tratadas.

 

Por esta razão o especialista na área tem que atuar como um clínico geral, investigando todos os sintomas. “Um paciente pode apresentar mau hálito decorrente de um diabetes ou uma escamação na pele pode ser a chave para se diagnosticar uma síndrome que causa o mau hálito”, explica o odontolaringologista. Informações: www.hospitalpaulista.com.br ou (11) 3885-8119.

 

Fonte: Portal iTodas.

Os benefícios de consumir o abacate

Apesar de todo mundo dizer que ele é engordativo, o abacate pode ser consumido, sim, pois faz muito bem para a saúde (inclusive quem está de dieta)

 

Rico em calorias por ter alta taxa de gordura o abacate é, porém, cortado na lista dos alimentos saudáveis, mas não deve ser proibido pois traz vários benefícios à saúde. A regra da moderação, mais uma vez, está valendo. O abacate fornece energia, combate o colesterol, ajuda na digestão e é saboroso. Colocar aquela colherada de açúcar e devorar o verdinho, nem pensar. Existem maneiras de consumir a fruta que fazem bem à saúde, sem engordar. "Não precisa comer meio abacate sozinho", previne a nutricionista Bruna Dinalli, da Biodiet, São Paulo. "Se for fazer uma vitamina, use leite desnatado e adoçante. É uma forma de não somar mais calorias a esse alimento", aconselha.

 

A composição do abacate vai para o pódio. "Essa fruta contém quantidades significativas de vitaminas, fibras e ácido oléico", descreve Bruna. O ácido oléico é aquele encontrado no azeite (graxo monoinsaturado), conhecido como a gordura boa, que é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL, além de ser anticoagulante. "As gorduras saturadas (que o abacate não possui) são fatores de risco para doenças arteriais coronarianas e, por isso, devem ter o consumo controlado", alerta ela.

 

A nutricionista Adriana Kobayashi da Equilibrium Consultoria e Nutrição de São Paulo avisa que, se uma pessoa conseguir substituir uma parte das gorduras de carnes vermelhas pela do abacate, duas ou três vezes por semana, será um progresso. "Mas não adianta comer um monte de frituras e achar que o abacate vai resolver tudo", avisa. Uma boa dica é amassar o abacate e acrescentar limão e adoçante. Falando nisso: adicionar limão ao abacate não reduz a quantidade de gorduras da fruta, isso é pura lenda. "A vantagem de pingar limão, além de valorizar o sabor, é o consumo da vitamina C, presente nesta fruta e excelente para o organismo", acrescenta Adriana.

 

Bom para todo mundo

 

Bruna sugere 3 colheres (sopa) de abacate, duas vezes por semana, no máximo. Para quem está em dieta, a quantidade semanal deve ser reduzida a uma vez, adequada ao cardápio seguido. Facilmente assimilado pelo organismo, o abacate é indicado para pessoas com problemas digestivos, problemas estomacais ou fraqueza de modo geral. "Ninguém precisa deixar de lado o abacate", diz Adriana.

 

O abacate traz grandes benefícios. Veja quais são eles:

 

1. Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

 

2. Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros.

 

3. Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

 

4. Não altera o colesterol bom no organismo (HDL). "Estudos realizados no México e no Brasil comprovam que ele é auxiliar no ataque a diabetes, pois não interfere no índice glicêmico dos pacientes. O abacate é recomendado por não ter tanta frutose, como o abacaxi e a uva, por exemplo", relata Bruna.

 

5. O abacate também é uma fruta eficiente nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto.

 

Fonte: Portal iTodas

Segundo nutricionistas, é preciso comer para emagrecer

Quem leu ou viu "O Senhor dos Anéis" pode se recordar da mania dos hobbits de comer seis refeições por dia. E não é que eles estavam certos? Os nutricionistas garantem: passar fome não emagrece ninguém, pelo menos não a longo prazo. Isso porque, quando o organismo fica muito tempo sem comida, começa a reter gordura, como um mecanismo de defesa. Para ficar com o corpo em forma, sem prejudicar a saúde, o certo é comer de três em três horas, dividindo as calorias que se pode consumir em frações. Entre as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar -, o ideal é vigiar o relógio para ingerir nem que seja uma fruta ou um pedaço de queijo nos intervalos.

 

"O órgão que comanda tudo é o cérebro, e este não consegue usar a energia de algo que foi ingerido há mais de três horas", explica a nutricionista Denise Madi Carreiro, autora de "Alimentação, Problema e Solução para Doenças Crônicas". Quando as refeições ficam muito espaçadas, o cérebro começa a alterar funções e libera cortisol, o chamado hormônio do estresse. Aumenta, assim, a resistência à insulina e uma das conseqüências é a retenção de gordura como um mecanismo de sobrevivência.

 

Outro resultado do jejum prolongado é que o organismo começa a consumir proteínas, essenciais para equilibrar os sistemas mental e emocional. Segundo a nutricionista, esta e outras alterações do metabolismo podem causar problemas como ansiedade, insônia, gases, intestino preso, episódios repetidos de candidíase (doença ginecológica provocada por fungo) e queda do sistema imunológico. As alterações hormonais podem incluir até a interrupção da menstruação.

 

Nas "dietas de fome", a pessoa emagrece no começo porque perde líquido ou as proteínas, mas não gordura. "Se ficar sem comer resolvesse, a obesidade não seria o principal problema de saúde pública do mundo", afirma Denise. "Para perder gordura, é preciso comer." O contrário também é verdadeiro: aqueles que procuram seu consultório porque querem engordar conseguem atingir a meta quando se reeducam, comendo porções fracionadas de três em três horas. A diferença é que, para os que querem ficar magros, o cardápio tem obviamente menos calorias, e para quem quer engordar, é supercalórico. Mas sempre fracionado, em cinco ou seis refeições diárias.

 

Fonte: Ciência e Saúde

Complicações de dormir pouco e/ou mal (Parte 1)

Dormir menos e mal pode ter efeito sobre os hormônios do apetite, sendo um fator de risco para a obesidade. E não é só isso: a sucessão de noites em claro também aumenta a incidência de diabetes, depressão, problemas de memória e até câncer, além de provocar alteração sexual

 

Ter uma boa noite de sono e acordar bem é um sonho distante para muita gente. E a quantidade de horas do repouso noturno tem muito a ver com isso, respeitadas as diferentes necessidades de cada indivíduo. Considera-se que um ser saudável precisa dormir entre seis e oito horas por noite, mas há quem necessite de 11 horas tranqüilas de sono e pessoas que se contentam com apenas quatro. Mas uma coisa é certa: um sono reparador ajuda a manter a silhueta em forma, fortalece o corpo, desperta a criatividade e o raciocínio, faz bem ao coração e também rejuvenesce. Já algumas noites em claro podem causar graves problemas de saúde, como depressão, falta de memória, câncer, e até trazer uns quilinhos a mais.

 

É o que mostra uma das pesquisas mais reveladoras dos últimos tempos, que estabelece uma relação entre a falta de sono e o ganho de peso. Durante o repouso ideal, a leptina (hormônio da sa- ciedade) aumenta, enquanto a produção de grelina (o hormônio da fome) diminui. A médica Lia Rita Bittencourt, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que há um de- sequilíbrio na liberação dessas substân- cias e um acúmulo de tecido adiposo, também conhecido como tecido gordo. Segundo ela: "A falta de sono prejudica o metabolismo e a secreção de hormônios relacionados ao apetite".

 

Para confirmar tal tese, médicos de uma universidade americana avaliaram mais de 70 mil mulheres durante 16 anos. Do total, metade dormia mal e não ultrapassava cinco horas diárias de sono, enquanto a outra metade dormia em média sete tranqüilas horas. O resultado: as mulheres do primeiro grupo engordaram 15 quilos no período, um ganho de peso 30% maior que do segundo grupo. A explicação para o número assustador são as noites em claro. "Uma noite maldormida gera estresse no organismo incorrendo na alta produção de cortisol, que incha, engorda e envelhece. Além disso, a fabricação de grelina diminui, gerando armazenamento de gordura", afirma o endocrinologista Tércio Rocha, especialista em obesidade e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Antienvelhecimento.

 

Alterações hormonais

 

A falta de sono modifica, ainda, o ciclo circadiano dos hormônios, é motivo de irritabilidade, alteração sexual, envelhecimento precoce e a causa de alguns acidentes de trânsito. Tantos problemas levam a pensar que uma noite em que se sonha com os anjos faz um bem danado. "Para quem ainda não se convenceu, a insônia pode acarretar alterações hormonais, além de gerar grande ansiedade. Esta, por sua vez, é traduzida por um descontrole compulsivo do comer levando ao aumento do consumo de guloseimas e outros alimentos nocivos à saúde. Ao que tudo indica, a falta de sono é um fator de risco para a obesidade tão grande quanto os maus hábitos alimentares", justifica Rocha.

 

Qualidade de vida

 

Para se ter idéia, uma pessoa que dorme sete horas e consome 2.500 calorias durante as 17 horas restantes do dia pode reduzir 147 calorias dormindo uma hora a mais, em vez de ver televisão, por exemplo. Tal diminuição do número de calorias resultaria na perda de seis quilos em um ano. Realmente, uma perda e tanto.

 

Fonte: Editora Escala

Complicações de dormir pouco e/ou mal (Parte 2)

Repouso sob análise

 

A polissonografia é um exame que pode revelar o padrão de sono habitual do indivíduo. Ele é feito durante o sono, por meio de sensores, colocados na superfície da pele, que enviam informações a avançados aparelhos computadorizados e permitem a coleta de dados e análise do sono em tempo real. Todo o processo é indolor e é feito o monitoramento de atividades como batimentos cardíacos, movimento dos olhos, respiração, ronco etc. Muitas pessoas descobrem, por meio da polissonografia, sintomas de deficiência do sono que desconheciam e que, não raro, um simples tratamento é suficiente para a cura e melhor qualidade de vida.

 

FONTE: WWW.SONO.ORG.BR

 

Antes de ser importante para a estética, o sono é uma necessidade vital. De acordo com o neurologista Walter Moraes, da Sociedade Brasileira do Sono e pesquisador do Instituto do Sono, de São Paulo, vários processos biológicos acontecem quando estamos dormindo. É na fase mais profunda do sono, por exemplo, que ocorre a produção do hormônio do crescimento, o GH. Ele evita o acúmulo de gordura, ajuda a melhorar o desempenho físico e combate doenças ósseas, como a osteoporose.

 

"O hormônio do crescimento tem a função de renovação e multiplicação celular, além de retardar o processo de envelhecimento. É essa multiplicação celular que renova a derme, trocando as células velhas por novas. Portanto, a formação das rugas pode ser amenizada com noites bem dormidas", sugere Moraes. "O hormônio do estresse também envelhece. Quando você se irrita e franze a testa aparecem rugas nessa região", complementa.

 

Os 10 mandamentos para uma boa noite de descanso

 

1. ter um horário regular para dormir e despertar; 2. ir para a cama somente na hora de dormir; 3. manter o ambiente saudável; 4. não fazer uso de álcool no período notuno; 5. jamais usar medicamentos para dormir sem orientação médica; 6. evitar exageros no consumo de café, chá e refrigerante; 7. praticar atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de se recolher; 8. jantar moderadamente em horário regular e adequado; 9. não levar problemas para a cama; 10. dedicar-se a atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

 

FONTE: INSTITUTO DO SONO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

 

Sendo assim, quem dorme mal tende a viver com menos qualidade de vida, pois cansaço, dor no corpo e muito sono são outras conseqüências das noites em claro, que fatalmente tornarão o dia um pouco mais difícil. E o que não faltam são estímulos externos que contribuem para o problema. Os aparelhos de tevê e os celulares são exemplos de itens nessa categoria que precisam ser desligados. O gerente de projetos Felipe Ramos só dorme com a tevê ligada. "Durmo pouco e fico muito tempo na cama vendo filmes. Tenho certeza que são práticas que me fazem mal, mas estou tentando corrigi-las".

 

Outro detalhe: todos os especialistas recomendam não comer antes de dormir. O correto é fazer a refeição duas ou três horas antes de deitar para que a digestão não seja realizada "na horizontal". Mas não é só isso: dormir bem, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada fazem parte dos cuidados básicos necessários à saúde. Portanto, torne o sono de todas as noites uma prioridade, ligada diretamente à sua melhor qualidade de vida.

 

Fonte: Editora Escala

Ingerir líquido nas refeições é prejudicial?

Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso? Nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema.

 

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

 

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

 

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

 

O problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições.

 

O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.

 

O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas.

 

Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.

 

O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

 

Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.

 

O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições.

 

Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. Nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.

 

Fonte: Cyber Diet

Corra com saúde e segurança

Você gosta de manter a forma, mas não está afim de encarar uma academia? Não tem problema, o pesonal trainer Wagner Araújo preparou um treino completo de corrida para te ajudar a perder os quilinhos extras e definir o abdômen.

 

Com a planilha montada, é só preparar a camisa para suar.

 

O treino está dividido em três níveis: iniciante, intemediário e avançado e por isso pode ser seguido por todo mundo.

 

Iniciante: Atletas que já caminham de 40´-60 min.confortavelmente e que arriscam pequenas corridas.

 

 

Legenda:

' = minutos

TR = Trote

C = Caminhada

Int. ativo = Intervalo caminhando

 

Observações:

>> Planilhas de 4 semanas

>> Antes de iniciar sua prática esportiva consulte um médico!

>> As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um professor.

>> Alongue-se antes e depois dos treinos!

>> Não esqueça de se hidratar.

>> Utilize a tabela a baixo para ajustar as intensidades dos treinos.

 

 

Fonte: Minha Vida

Corra com saúde e segurança (Parte 2)

Intermediário: Atletas que já correm de 4 a 6 km confortavelmente, 3 x por semana.

 

 

Legenda:

' = minutos

TR = Trote

C = Caminhada

Int. ativo = Intervalo caminhando

 

Observações:

>> Planilhas de 4 semanas

>> Antes de iniciar sua prática esportiva consulte um médico!

>> As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um professor.

>> Alongue-se antes e depois dos treinos!

>> Não esqueça de se hidratar.

>> Utilize a tabela a baixo para ajustar as intensidades dos treinos.

 

 

Fonte: Minha Vida

Corra com saúde e segurança (Parte 3)

Avançado: Atletas que já correm de 6 a 8 km confortavelmente, 3 a 4 x por semana.

 

 

Legenda:

' = minutos

TR = Trote

C = Caminhada

Int. ativo = Intervalo caminhando

 

Observações:

>> Planilhas de 4 semanas

>> Antes de iniciar sua prática esportiva consulte um médico!

>> As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um professor.

>> Alongue-se antes e depois dos treinos!

>> Não esqueça de se hidratar.

>> Utilize a tabela a baixo para ajustar as intensidades dos treinos.

 

 

Fonte: Minha Vida

Seria a cerveja a causa da barriga saliente?

O nome já aponta o culpado: barriguinha de chopp. Mas será que este é realmente o vilão responsável pela gordura a mais na região abdominal?No entanto, o estudo não traz novidades para aqueles que são adeptos à "bebida com moderação". Pois, segundo a nutricionista, Lucinete Souza, a ingestão freqüente e exagerada de cerveja pode levar a um excesso de peso sim.

 

"A cerveja ingerida em excesso associada à falta de exercícios e uma alimentação incorreta colabora para uma barriga a mais, já que o acúmulo de gordura se concentra mais na região abdominal", esclarece ela.

 

Outro fator agravante é que o choppinho geralmente vem acompanhado de amendoim, batata frita, queijo ou outros petiscos bastante calóricos. Além disso, o efeito diurético do álcool contido na cerveja aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de vitaminas e minerais, antes que eles sejam absorvidos pelo organismo.

 

A nutricionista diz que a dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa nenhum mal para a saúde e para o físico.

 

Outra dica dada por Lucinete são as versões light da bebida. "Uma lata de cerveja light possui 3 % de teor alcoólico e 77 calorias, já a cerveja comum tem 5% de teor alcoólico e 122 calorias", compara ela.

 

Sobre a "crucificação" da cerveja como o principal vilão da barriguinha saliente, a nutricionista explica que qualquer bebida alcoólica ingerida em excesso aumenta as calorias do dia-a-dia e pode fazer a pessoa engordar. O importante é saber dosar.

 

Confira a lista de calorias de algumas bebidas:

 

- Caipirinha sem açúcar (200 ml) = 126 calorias - Caipirinha com açúcar (200 ml) = 187 calorias - Champagne (100 ml) = 85 calorias - Licor (30 ml) = 116 calorias - Marguerita (50 ml) = 140 calorias - Martini (50 ml) = 135 calorias

 

Fonte: Minha Vida

Corrigidos os principais deslizes de quem treina em academia

Seu prédio tem academia interna? Ou você tem a disciplina necessária para se exercitar só em casa? Mesmo quem treina em academia, especialmente sem supervisão, está sujeito a cometer uma serie de erros que podem comprometer os resultados e ainda acarretar uma série de lesões. O professor de educação física e personal trainer Thiago Gonçalves e o médico e especialista em Medicina Desportiva Cláudio Zanelatto, montaram juntos uma guia que corrige os principais deslizes de quem resolveu encarar a ginástica.

 

Na prática geral de exercícios

 

1) Não variar os treinos Ao realizar sempre os mesmos exercícios, seu corpo não se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento mantém-se fixo e você fica sujeito a lesões por esforço repetitivo. Varie seus treinos e acrescente caminhadas na rua ou no parque, uma pedalada de vez em quando ou um jogo de vôlei no sítio. Assim, o nível de esforço varia e seu corpo precisa mostrar resultados.

 

2) Pular o alongamento As pessoas praticam seus exercícios cardiovasculares e atividades de força diariamente, mas esquecem o alongamento muscular. Exercícios de alongamento são importantes para o relaxamento, previnem lesões e mantêm a postura adequada. Alongue-se SEMPRE antes e depois do treino.

 

3) Usar as roupas erradas Primeiro, esqueça aquele mito de que é preciso se encher de blusas e calças plásticas para suar e perder peso. Desse jeito você só perde água, e não gordura. Use roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, com tecidos que respiram, sejam leves e adaptem-se ao seu corpo.

 

4) Utilizar os pesos de maneira inadequada Não importa quanto peso você consegue levantar, e sim como você o faz. O maior erro cometido pelas pessoas nos exercícios musculares de repetição é fazer as séries rápido demais, sem controlar o movimento nem a respiração, normalmente indo mais rápido na hora de abaixar o peso. O certo é fazer as repetições de forma lenta e usar a seguinte proporção: 1 segundo para levantar e 3 segundos para abaixar o peso.

 

5) Overtraining Se você acha que, em termos de exercícios quanto mais melhor, pense duas vezes. Treinar em ritmo intenso demais pode levar a distensões, lesões de esforço como fraturas por estresse e até à perda de tecido magro, ou seja, os músculos.

 

6) Treinar de forma inconstante Você treina forte por uma semana e depois fica outra sem se mexer? Péssima idéia. Alterações freqüentes no ritmo dos treinos diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios, aumentando bastante o risco de lesões. Defina uma rotina realista, que você consiga cumprir toda semana.

 

7) Ignorar as mensagens do seu corpo Ás vezes a vontade de entrar em forma é tanta que ignoramos sintomas como tonturas, dores musculares fortes e mal-estar. Apesar de um pouco de dor nos músculos ser normal, o exagero só leva a lesões, que vão forçar intervalos de semanas ou até meses. Se sentir algum destes sintomas, diminua o ritmo e procure orientação médica.

 

8) Se exercitar em jejum ou com o estômago cheio

 

Para começar, treinar em jejum aumenta o risco de uma hipoglicemia e não ajuda nada a emagrecer, ao contrário, faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Já se exercitar de estômago cheio pode levar a enjôo, náuseas e mal-estar, além de atrapalhar bastante tanto a digestão quanto a prática dos exercícios. Espere pelo menos 2h depois de comer uma refeição completa para começar o treino.

 

No uso de equipamentos de musculação e prática de exercícios

 

1) Costas a postura correta quando for fazer o Pulley é manter a coluna reta, olhe para frente e não para baixo ou para cima. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna. Na puxada para baixo os cotovelos devem estar embaixo da barra, e não para trás.

 

2) Braços quando for fazer o tríceps apoiada no banco não deixe a perna distendida. Mantenha-as flexionadas. Não abra os cotovelos atrás. Desça o tronco até os cotovelos atingirem a altura dos ombros. O quadril deve estar próximo do banco.

 

3) Peito ao fazer o supino, apóie os pés no banco evitando tirar as costas do mesmo. Não estenda completamente os braços na subida. Novamente a cabeça deve estar no prolongamento da coluna.

 

4) Abdômen na repetição de abdominais, mantenha os pés próximos ao quadril e as costas apoiadas no chão. Suba e desça contraindo a musculatura abdominal. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para a frente na diagonal. Assim, você previne dores nas costas e no pescoço.

 

5) Spinning ajuste bem a altura do banco e o guidão. Seus joelhos nunca devem ultrapassar os seus pés na hora de pedalar.

 

Fonte: Minha Vida

Descoberta a fórmula da voz perfeita

Especialistas criaram a fórmula científica de uma voz humana perfeita e atraente, baseada na análise do tom, na velocidade da fala, nas palavras por minuto, na freqüência e na entonação utilizadas por homens e mulheres.

 

Esta fórmula foi criada a partir do estudo das vozes consideradas mais atraentes, como as das atrizes Judi Dench e Honor Blackman e as dos atores Alan Rickman e Jeremy Irons.

 

Uma pesquisa feita pela empresa de telefonia Post Office Telecom concluiu que as vozes destes atores foram as mais votadas.

 

A partir de então, o catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Inglaterra) Andrew Linn e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista de Rod Stewart, estudaram o mistério por trás da atração que exerciam estas vozes.

 

Desta forma, Linn e Harris obtiveram uma série de características matemáticas comuns a todas elas, que permitiam identificar os traços principais que deveria ter a voz perfeita.

 

Deste modo, a voz ideal deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto, e deve emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases com entonações distintas.

 

A freqüência do som da voz deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz, o que derivaria em um tom propício, nem muito grave nem excessivamente agudo.

 

Além disso, o estudo revela que características como autoconfiança e confiança nos demais influem positivamente na fala de uma pessoa e na atração que desperta sua voz.

 

Todas estas variáveis permitem, segundo os autores do estudo, entender e sistematizar de uma maneira científica as causas que levam uma voz a ser mais ou menos atrativa.

 

Fonte: Yahoo

Problemas alimentares também causam queda de cabelo

Uma alimentação inadequada pode resultar em um conjunto de problemas nos mais diversos órgãos do corpo. Com os pêlos e cabelos não é diferente e estes acabam sofrendo quando a alimentação inadequada se torna uma rotina.

 

Os cabelos apresentam um elevado teor de proteínas em sua composição, assim como bons níveis de minerais (como zinco, ferro, cálcio etc), sendo estes essenciais para a arquitetura dos fios. Vitaminas (como a biotina, a vitamina C, E, pantenol etc) participam no processo de formação dos fios e sua ausência nas células da raiz pode acarretar problemas de formação e de estrutura capilar.

 

Nossa alimentação baseada no estilo de vida ocidental, pobre em proteínas, minerais, vitaminas e rica em carboidratos e gorduras é um mal que de alguma forma aflige os cabelos. Isto porque a ingestão dos elementos importantes para a qualidade dos fios acaba sendo insuficiente em detrimento de outros de menor importância. Os resultados são cabelos frágeis, quebradiços, sem brilho, elasticidade e também a queda capilar.

 

Na grande maioria das vezes a correção dos erros alimentares dos pacientes com estas queixas capilares é suficiente para estes problemas desaparecerem. Em casos mais extremos, quando o paciente não colabora com uma alimentação adequada ou não pode comer determinados tipos de alimentos, a suplementação nutricional é fundamental. Suplementos a base de proteínas, minerais e vitaminas são encontrados em farmácias e casas especializadas em nutrição e podem ajudar, desde que o quadro clínico do paciente exija este tipo de orientação por parte do tricologista (médico especialista em cabelos), ou dermatologista que avaliou o problema.

 

Casos de pacientes com bulimia e anorexia e que sofrem com queda capilar pedem um estudo mais elaborado das deficiências nutricionais e deve ser feito em conjunto com a equipe que esteja cuidando do caso (muitas vezes o psiquiatra, o psicólogo e o nutricionista). Cuidar dos cabelos de um bulímico ou anoréxico pode parecer algo de menor importância, uma vez que a vida do paciente está em jogo. Apesar disto, manter a auto-estima do paciente elevada em função da qualidade de seus cabelos pode ser essencial, já que eles exercem um reforço importante na parte psíquica.

 

Infelizmente alguns hábitos, aparentemente saudáveis, costumam dar maior trabalho ao especialista de cabelos quando a qualidade ou a queda dos mesmos começa a se fazer presente. O hábito da alimentação essencialmente baseada em vegetais é um exemplo. Além de uma maior propensão a cabelos fracos, provavelmente por uma ingestão protéica aquém da necessária para a produçao excelente dos fios de cabelos, estes pacientes são os que apresentam maior dificuldade de recuperação de quadros capilares, assim como necessitam de maior tempo para observar resultados significativos.

 

Em virtude de todos os pontos salientados, devemos valorizar sempre a alimentação como um fator de importância na qualidade dos fios de cabelo e na prevenção e tratamento da queda capilar. Cair nas armadilhas e facilidades da alimentação da vida moderna ou adquirir determinados hábitos e comportamentos podem interferir negativamente nos cabelos causando queda e perda da qualidade dos cabelos.

 

Uma vez que estados de queda capilar ou perda da qualidade dos fios se faz presente o dermatologista ou o tricologista, são os especialistas indicados para o tratamento destes problemas. A estes profissionais caberá instituir condutas e orientações que venham a suprir as deficiências de nutrientes e ajudar na recuperação dos cabelos. Normalmente casos de problemas capilares em virtude de erros alimentares costumam evoluir bem com estes tratamentos.

 

Fonte: Yahoo

Será que o bicarbonato clareia mesmo os dentes?

Estudo divulgado pela empresa de pesquisa ACNielsen mostrou que 59% dos brasileiros desejam ter dentes brancos.

 

Quem não pode pagar, apela para 'fórmulas caseiras' como o uso de bicarbonato de sódio misturado à pasta de dente. É um mito acreditar que dentes escurecidos possam ser clareados com o produto - isso pode gerar lesões irreversíveis ao esmalte de toda a arcada dentária.

 

O bicarbonato utilizado na alimentação não é igual ao usado nos consultórios dentários. O produto apresenta um efeito abrasivo e causa um aspecto envelhecido, prejudicando o esmalte dos dentes.

 

Devemos considerar dois tipos de manchas que prejudicam a dentição: as extrínsecas - derivadas de substâncias ou alimentos que coram a superfície dos dentes como o café, chocolate, bochechos com corantes, bactérias que aderem às superfícies dentais; e as intrínsecas - localizadas no interior da estrutura do dente (esmalte e dentina).

 

Na dúvida, sempre consulte um especialista.

 

Fonte: Yahoo

Queda de 32% no consumo de cigarros no Brasil entre 1989 e 2004

O Brasil tem conseguido reduzir os casos de tabagismo e fugir das tendências globais de crescimento do consumo de cigarro registradas em países em desenvolvimento.

 

Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, que também divulgou novas imagens de advertência que deverão ser impressas nas embalagens de cigarro.

 

Dados do ministério apontam que, entre 1989 e 2004, o consumo per capita de cigarros no país caiu 32%. A prevalência de fumantes entre os brasileiros com mais de 15 anos de idade também diminuiu no período, passando de 32% para 17%.

 

Esse índice, segundo o ministério, coloca o Brasil em situação favorável em relação a países desenvolvidos e em desenvolvimento, que apresentam taxas médias de 27,4% e de 28,9%, respectivamente.

 

O percentual brasileiro de fumantes está mais próximo do registrado em países como Estados Unidos (20,8%) e Canadá (20%) do que o verificado em nações como México (34,8%) e Argentina (40,4%).

 

Fonte: Ciência e Saúde

O Instituto Butantan em parceria com o National Institute Health irá produzir vacina contra a dengue

Um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan, em São Paulo, e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, em na sigla em inglês) dos Estados Unidos vai permitir a produção em fase piloto de uma vacina contra a dengue no Brasil, noticiou a Agência Fapesp.

 

A princípio, o imunizante será produzido em pequena escala para a realização de testes clínicos. Somente depois dessa etapa o instituto poderá fabricar a vacina em escala industrial.

 

O acordo com o órgão norte-americano incluiria também a transferência de tecnologia da vacina para o rotavírus. Segundo a Agência Fapesp, outra parceria semelhante estaria sendo firmada com o laboratório francês Sanofi-Pasteur para a produção de imunizantes contra a gripe.

 

O instituto paulista irá receber do BNDES um total de R$ 32 milhões para desenvolver as vacinas de dengue, rotavírus e leishmaniose canina, que farão parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Ciência e Saúde